Política

Informações:

Sinopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodios

  • 'Lira não vai retrucar Lula publicamente, mas deve usar as armas que ele dispõe'

    15/04/2024 Duración: 04min

    Lauro Jardim discute as implicações das recentes declarações de Lira, Padilha e Lula, sugerindo um possível próximo passo na disputa política. Jardim prevê que Lira pode ampliar as derrotas do governo em projetos específicos e trabalhar para derrubar vetos presidenciais, incluindo aqueles relacionados ao orçamento.

  • Lira não quer que Lula interfira nas eleições da Câmara em 2025

    15/04/2024 Duración: 06min

    Andréia Sadi fala dos bastidores da relação entre o governo Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira. De acordo com ela, tudo tem relação com o fato de Lira não querer interferência do presidente nas eleições no Congresso em 2025. Mas Lula defendeu um meio termo, na qual não poderia ter veto de nenhum dos dois.

  • 'Moraes não deveria nem ter entrado nessa discussão com Elon Musk'

    13/04/2024 Duración: 05min

    Marco Ruediger fala sobre os ataques do bilionário dono do X, Elon Musk, a Alexandre de Moraes e Lula. 'Ele é um ministro do Supremo, não tem que dar pelotas para um tecnobarão do exterior sobre qualquer assunto que seja.'

  • Milei tenta tirar casquinha de embate entre Elon Musk e Judiciário brasileiro

    12/04/2024 Duración: 11min

    Vera Magalhães analisa como foto do presidente argentino com o bilionário dono do X mostra que Javier Milei tenta surfar na onda da briga com Brasil e obter algum dividendo econômico. Segundo a jornalista, o fim da semana foi marcado pela tentativa de o STF sair de crise com Elon Musk já que ‘os ministros entendem que não traz nenhum ganho pra Corte’. Enquanto isso, a jornalista o pedido de suspensão do marco temporal por Gonet pode abrir mais um capítulo de embate entre Judiciário e Legislativo.

  • 'A coincidência desta eleição com o veto do presidente não é indiferente ao resultado da disputa'

    12/04/2024 Duración: 10min

    Em 'Tudo é Política', Maria Cristina Fernandes comenta os bastidores do veto de Lula ao trecho do projeto das saidinhas, que permite a saída temporária de presos. A colunista também fala da expectativa para a eleição da lista tríplice para o comando do Ministério Público de São Paulo e como esse fato se relaciona com o cenário nacional. Ouça e saiba mais!

  • Congresso x Governo: Lira sai do off para 'declarar guerra' contra Padilha em ápice da crise

    12/04/2024 Duración: 07min

    A comentarista Vera Magalhães analisa como o veto de Lula à proibição das saídas mobiliza o Congresso para derrubá-lo e afirma que o governo federal está 'contratando mais uma derrota' em meio a embate entre o presidente da Câmara e o ministro de Relações Institucionais. A jornalista ainda enfatiza que a entrevista do ministro Paulo Pimenta à CBN reforçou que o governo parece 'tampar os ouvidos'.

  • 'É a luta contínua entre conservadores e os ditos progressistas'

    12/04/2024 Duración: 05min

    Merval Pereira faz uma análise da mobilização do Congresso para tentar derrubar o veto do presidente Lula em relação as saídas temporárias de presos. Comentarista destaca que isso um é indicativo do quanto o Congresso é conservador. Ele explica que a saidinha é uma ideia de ressocialização dos presos. ‘São os poucos os que tem direito e são poucos os que fogem’.

  • The book is in on the table

    12/04/2024 Duración: 04min

    Os parlamentares de Sucupira gastam a língua para falar inglês com os alienígenas da internet que atacam o judiciário local.

  • Sucessão na presidência da Câmara está por trás dos ataques de Lira a Padilha

    12/04/2024 Duración: 07min

    Adreia Sadi comenta a natureza das declarações do presidente da Câmara dos Deputados atacando o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. 'Como o Lira não pode bater no Lula quando ele está incomodado com alguma situação, ele elegeu o Padilha e tem o aval dos líderes do centrão'.

  • Pesquisa da Quaest reforça dificuldade do governo Lula com evangélicos

    12/04/2024 Duración: 05min

    Lauro Jardim destaca que a pesquisa Quaest reafirmou pontos importantes e desafios que o governo Lula tem de superar. A pesquisa reforça a resiliência do bolsonarismo e confirmou a alta rejeição dos evangélicos com o governo. Comentarista traz dados inéditos da pesquisa.

  • Veto de Lula à 'saidinha' terá dificuldade de ser aprovado pelo Congresso

    11/04/2024 Duración: 45min

    O presidente Lula sancionou com veto, nesta quinta-feira (11), a lei que restringe a 'saidinha' de presos. A medida ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. Uma fonte ouvida pela comentarista Vera Magalhães disse achar 'muito difícil' que o veto de Lula seja mantido no Congresso.

  • 'Bolsonaro teve conversas com parlamentares que tentaram convencê-lo da cassação de Brazão'

    11/04/2024 Duración: 08min

    Em 'Conversa de Bastidor', Bela Megale apurou que, diferente do que prometeu Bolsonaro, o PL vai entrar, sim, com uma ação no TSE para recorrer de decisão sobre processo de cassação do senador Sergio Moro. Ouça e saiba mais!

  • 'Parlamentares que votaram pela soltura de Chiquinho agora querem limpar a sua barra'

    11/04/2024 Duración: 10min

    Em 'Tudo É Política', Maria Cristina Fernandes analisa votação na Câmara dos Deputados sobre o parecer da prisão do deputado Chiquinho Brazão, acusado no caso Marielle. Ela destaca que discussão revelou intensas negociações e a tentativa de desviar o foco para questões políticas fracassou diante do impacto do caso Marielle na sociedade. Ouça.

  • Governadores de direita bem-avaliados mostram bolsonarismo ainda forte apesar de negação da esquerda

    11/04/2024 Duración: 08min

    A comentarista Vera Magalhães repercutiu o resultado da pesquisa Qaest que apontou aprovação das gestões de governadores 'potenciais herdeiros dos votos de Bolsonaro', inelegível até 2030. A jornalista analisa como a avaliação dos paulistas ser superior a Tarcísio de Freitas do que a Lula é um termômetro para o governo federal sobre o estado com o maior eleitorado e reforça pretensão de o governador disputar eleições presidenciais.

  • Bancada bolsonarista votou em peso para libertar Chiquinho Brazão, acusado de duplo homicídio

    11/04/2024 Duración: 08min

    O comentarista Bernardo Mello Franco repercute a manutenção da prisão do deputado acusado de mandar matar Marielle Franco e ‘que tem comprovadas ligações com a milícia do Rio de Janeiro’, com apenas 20 votos de ‘folga’. O jornalista analisa a articulação para esvaziar o plenário para evitar quórum mínimo e enfatiza que, entre os 129 deputados que votaram a favor da soltura de Chiquinho Brazão, havia 61 deputados do PL, 10 do PP e 22 deputados do União Brasil.

  • ‘Não é surpresa, mas é preocupante para o governo’

    11/04/2024 Duración: 04min

    Merval Pereira faz uma análise dos dados da pesquisa Quaest sobre a avaliação do governo Lula. A pesquisa foi realizada em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Neles, a reprovação do governo foi maior do que a aprovação. ‘Não é uma surpresa porque os governadores desses quatro estados são os grandes líderes bolsonaristas e potenciais candidatos à Presidência da República’.

  • Saiba como foram os bastidores da manutenção da prisão de Chiquinho Brazão

    11/04/2024 Duración: 07min

    Malu Gaspar traz os bastidores da votação na Câmara dos Deputados que manteve a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão. Ela destaca que o diferencial foram os parlamentares que não votaram. Ouça e saiba mais!

  • ‘Deputados viveram dilema, permeado pelo cinismo’

    11/04/2024 Duración: 07min

    Wálter Maierovitch faz uma análise da decisão da Câmara de manter a prisão de Chiquinho Brazão, suspeito de ser um dos mandantes da morte de Marielle Franco. Alguns queriam soltar Chiquinho porque deputado não pode ser preso preventivamente. No entanto, em caso de soltura, como os deputados ficariam diante da opinião pública? ‘Seria um escárnio. E a decisão de Alexandre de Moraes está bem fundamentada’. Diante do dilema, os deputados decidiram pela manutenção da prisão. Comentarista destaca que, depois dessa decisão, o dilema vai passar a ser enfrentado pelo STF. ‘Chiquinho Brazão, certamente, vai bater à porta do Supremo’.

  • Prisão de Brazão mantida na CCJ mostra deputados com medo de reações de STF, MPF e PF

    10/04/2024 Duración: 42min

    A comentarista Vera Magalhães enfatiza, porém, que receio sobre opinião pública pode não ser suficiente para que o deputado Chiquinho Brazão tenha a prisão mantida no plenário da Câmara: 'É acusado de ser mandante da execução de outra parlamentar e ceifou a vida de um inocente que não tinha nada a ver com isso. Nem isso é capaz de sensibilizar os deputados’. A jornalista conversou com parlamentares a favor da soltura, que usaram justificativa jurídica, e ela criticou possibilidade de deputados poderem votar prisão de seus pares.

  • 'Estão prestes a soltar um dos mandantes da morte de Marielle depois de seis anos'

    10/04/2024 Duración: 09min

    Maria Cristina Fernandes aborda a tensão na Câmara sobre a prisão de Chiquinho Brazão, indicando uma possível mudança de clima na votação. Ela destaca a influência de Eduardo Cunha nos bastidores e a narrativa da oposição contra Alexandre de Moraes. Ouça e entenda.

página 1 de 3