Política

Informações:

Sinopsis

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episodios

  • 'Por incrível que pareça, articulação Lula e Alckmin está andando'

    06/12/2021 Duración: 11min

    Os políticos voltaram a se encontrar na última sexta-feira, para uma conversa fechada. Bernardo Mello Franco pontua que, hoje, parece 'bastante factível' uma chapa entre Lula e Alckmin para as eleições de 2022. 'Isso é uma grande novidade no tabuleiro eleitoral, porque muda a correlação de forças e a forma como a candidatura do petista vai se apresentar ao eleitorado', avalia.

  • CVM abre processo contra Petrobras após fala de Bolsonaro

    06/12/2021 Duración: 16min

    Neste domingo, o presidente disse que a estatal começaria uma série de reduções no preço dos combustíveis. Depois disso, a Comissão de Valores Mobiliários entrou com um processo contra a Petrobras, para saber se houve algum tipo de vazamento de informação. 'Com a fala, Bolsonaro tenta fazer pressão política sobre a direção da estatal em um assunto que é muito importante para a campanha eleitoral dele', comenta Vera Magalhães.

  • 'Ninguém sabe como vão arrumar dinheiro para essa conta de desejos'

    06/12/2021 Duración: 11min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre a PEC dos Precatórios e o imbróglio do orçamento. Segundo a comentarista, caso promulguem a PEC parcialmente, com apenas R$ 65 bilhões, faltará dinheiro para o Auxílio Brasil e também para corrigir a previdência pela inflação.

  • 'Bolsonaro sabe que preço dos combustíveis é calcanhar de Aquiles'

    06/12/2021 Duración: 07min

    Após semana positiva para o governo, Bolsonaro veio a público dizer que a Petrobras começará uma redução no preço dos combustíveis. A petroleira já desmentiu a informação e disse que não há decisão a respeito. Vera Magalhães avalia que preço dos combustíveis incomoda Bolsonaro há tempos e que presidente tenta fazer uma 'bagunça no jogo' para pressionar a Petrobras e tentar reverter danos à sua popularidade.

  • 'Uma mostra de que equilíbrio fiscal não é de esquerda e nem de direita'

    06/12/2021 Duración: 06min

    Merval Pereira fala sobre o livro 'O destino dos estados brasileiros – liderança, responsabilidade fiscal e políticas públicas', organizado pelos economistas Fabio Giambiagi, Guilherme Tinoco, Victor Pina Dias. ‘O livro mostra que é possível fazer boa gestão pública seguindo o equilíbrio fiscal, o teto de gastos’. Comentarista destaca que eles selecionam governos estaduais de vários partidos. 'Uma mostra de que equilíbrio fiscal não é de esquerda e nem de direita, não é da ideológico, é uma questão de conseguir manter as contas públicas em dia para tocar o país'.

  • 'Com a falta de transparência, as emendas do relator dão margem para corrupção', afirma economista

    06/12/2021 Duración: 24min

    O CBN Em Foco recebeu, nesta segunda-feira, a economista Laura Karpuska, professora do Insper, para abordar o 'Orçamento Secreto' e o cenário da economia brasileira.

  • A nova arma do governo, por meio da Caixa, pela reeleição de Bolsonaro: impacto sobre 20 milhões de pessoas

    06/12/2021 Duración: 05min

    Palácio do Planalto lança ainda este mês mais uma arma poderosa para a campanha de reeleição de Jair Bolsonaro. Um novo e encorpado plano de concessão de microcrédito com o nada modesto objetivo de alcançar até 20 milhões de pessoas.

  • 'PEC dos Precatórios: foi importante ter colocado um freio no cavalo de Troia'

    04/12/2021 Duración: 19min

    Carlos Melo faz uma análise dos principais assuntos políticos da semana. Ele fala sobre a aprovação da PEC dos Precatórios no Senado, a aprovação de André Mendonça para o STF, o PIB brasileiro e a entrada do país em recessão técnica e a corrida eleitoral.

  • Na semana da filiação de Bolsonaro, deputado do PL é flagrado com dinheiro que seria do 'orçamento secreto'

    03/12/2021 Duración: 12min

    Nesta sexta-feira, vieram à tona imagens que mostram o deputado federal Josimar de Maranhãozinho com dinheiro dentro de um saco. A verba seria do chamado 'orçamento secreto', relativa a obras e à pasta da Saúde. 'O fato coloca em confronto o discurso anticorrupção de Bolsonaro durante a campanha e a realidade atual', observa Vera Magalhães.

  • 'Bolsonaro disputa com Moro o eleitorado de direita e de extrema direita no país'

    03/12/2021 Duración: 10min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre o clima de guerra entre Bolsonaro e Moro: 'o presidente não admite ser ultrapassado por Moro na condição de liderança do antipetismo'. A comentarista diz, porém, que 'brigalhada não está dando muito ibope': 'a entrevista de Lula a um podcast somava 4 milhões de visualizações no Youtube, enquanto a live de Bolsonaro contava com 104 mil visualizações'.

  • O caminho de Bolsonaro para crescer nas pesquisas de intenção de voto

    03/12/2021 Duración: 08min

    Vera Magalhães fala sobre os acontecimentos da semana para o presidente Jair Bolsonaro. De início, teve sua filiação ao Partido Liberal, PEC dos Precatórios aprovada e emplacou André Mendonça no STF. A comentarista explica a importância dessa sequência de acontecimentos para que Bolsonaro cresça nas pesquisas de intenção de votos.

  • 'Governo precisa encontrar de onde tirar dinheiro para Auxílio Brasil, e não tirar dinheiro dos outros’

    03/12/2021 Duración: 05min

    Merval Pereira fala da PEC dos Precatórios, as modificações no texto feitas no Senado e as 'gambiarras' para apressar a aprovação. ‘No final das contas, o que o governo queria conseguiu. Separar um montante para gastar em ano eleitoral’. Sardenberg destaca ainda a escolha de Merval Pereira para a presidência da Academia Brasileira de Letras

  • 'Duvido se o BC fará o que é preciso para controlar a inflação no ano eleitoral', questiona economista

    03/12/2021 Duración: 25min

    Roberto Ellery Jr, professor de Economia da Universidade de Brasília, é o convidado do CBN Em Foco nesta sexta-feira para debater a situação econômica do Brasil, o que ele definiu como 'quadro preocupante' diante do recuo do PIB. 'Isso aconteceu, óbvio, pela pandemia, mas também em grande parte pelo o que eu considero erros seguidos na política econômica tanto do Banco Central quanto da parte fiscal', pontuou.

  • Juiz quer promover saneamento moral em Sucupira

    03/12/2021 Duración: 03min

    Sucupira mistura política com religião. Por lá, juiz surge como 'um defensor da família sucupirana'. Odorico diz que agora Sucupira vive ‘no imperialismo dos bons costumes da moral, na defesa da família e da propriedade privada’.

  • 'Bolsonaro está com fixação com Sérgio Moro'

    03/12/2021 Duración: 10min

    Após uns dias em Brasília, Andréia Sadi traz informações de bastidores sobre a preocupação de Jair Bolsonaro com a candidatura de Sérgio Moro para 2022. 'Bolsonaro herdou os votos da turma da Lava-jato, mas a turma da Lava-jato, agora, vai enfrentar as urnas', destaca Sadi. Ela comenta ainda a estratégia de Moro para conquistar a base política de Bolsonaro: 'rachar a base dos evangélicos, dos militares e do centrão'.

  • PT prepara a ida de Lula aos EUA

    03/12/2021 Duración: 03min

    Depois do bem-sucedido tour pela Europa no mês passado, Lula prepara-se para uma nova incursão internacional. Agora, o destino planejado pelo PT é os EUA, numa viagem que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2022, provavelmente em fevereiro.

  • Arthur Lira poderá 'criar problemas' quando PEC dos precatórios voltar à Câmara

    02/12/2021 Duración: 07min

    O Senado aprovou, nesta quinta-feira, a PEC dos precatórios e a MP que criou o Auxílio Brasil. Para Sergio Abranches, solução encontrada para financiar o auxílio é 'lambança fiscal'. Ele destaca, ainda, que alterações feitas pelo Senado desagradaram o presidente da Câmara, Arthur Lira. 'Ele pode criar tantos problemas que vai acabar judicializando a questão', afirma.

  • 'Embora Guedes veja resultados pontualmente ruins, as perspectivas não são boas para economia brasileira'

    02/12/2021 Duración: 21min

    O IBGE informou, nesta quinta-feira, que o PIB caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2021, em comparação aos três meses anteriores. Com o segundo trimestre seguido negativo, o país entra em recessão técnica. Mesmo assim, o ministro da Economia minimizou os resultados. Vera Magalhães analisa os novos dados e pontua: 'não há nenhuma perspectiva de crescimento em V, como dizia Paulo Guedes'.

  • Já existe desgaste de André Mendonça diante da exploração da religião

    02/12/2021 Duración: 10min

    Maria Cristina Fernandes fala sobre a aprovação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal. Ela explica a relação esperada entre o novo ministro e o presidente Jair Bolsonaro e repercute o discurso de Mendonça. 'Ele teve que conter seu lavajatismo durante a campanha ao STF e também na sabatina', diz.

  • André Mendonça 'se despiu do figurino que usou na CCJ' muito rapidamente

    02/12/2021 Duración: 08min

    Vera Magalhães avalia que o novo ministro do Supremo surpreendeu ao abandonar, no mesmo dia, o discurso mais progressista que usou durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Ela destaca que, aparentemente, estratégia foi elaborada por lideranças evangélicas. Vera afirma, ainda, que aprovação de Mendonça 'prenunciou uma semana boa para o governo no legislativo', já que PEC dos precatórios também se encaminha para a aprovação.

página 1 de 2