Cbn Dinheiro - Mauro Halfeld

Informações:

Sinopsis

Um guia de finanças pessoais e investimentos.

Episodios

  • O que é oferta primária?

    02/12/2022 Duración: 03min

    Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte sobre o assunto. Ele diz que é um 'título novo' e o diferencia da oferta secundária. O comentarista também explica como o investimento em IPCA precisa ser mais estratégico, a médio ou longo prazo.

  • A aprovação do novo marco legal dos criptoativos vai deixar esse mercado mais seguro?

    01/12/2022 Duración: 01min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que, no curto prazo, não muda muita coisa porque o texto aprovado no Congresso ainda precisa ser regulamentado, mas não deixar de ser um primeiro passo importante.

  • 'A vantagem de uma aplicação pré-fixada é que você já sabe o quanto vai receber'

    01/12/2022 Duración: 03min

    Marcelo d'Agosto responde a dúvida de um ouvinte sobre o investimento de um dinheiro que ele irá precisar em fevereiro de 2023. Apesar das opções, o investidor optou pelo CDB, mesmo sabendo que ele tem imposto de renda, em vez da LCI. Para o comentarista, na prática os dois rendimentos são muito parecidos e os resultados, com um 'banco ou corretora de confiança' são similares.

  • Qual será o impacto do 'come-cotas' nas aplicações em Fundos de Investimento?

    30/11/2022 Duración: 01min

    Marcelo d'Agosto começa explicando que trata-se do nome popular para o recolhimento semestral do Imposto de Renda em fundos de investimento de renda fixa, cambiais e multimercados. Ouça e saiba mais.

  • Devo manter investimento no Tesouro IPCA+2035 mesmo com a baixa rentabilidade neste ano?

    30/11/2022 Duración: 04min

    Marcelo d’Agosto recomenda continuar com a estratégia. Ele explica que a rentabilidade negativa nesse ano aconteceu porque os juros subiram muito. Mas, ao longo do tempo, as perdas serão compensadas. ‘Uma coisa é a oscilação de curto prazo e outra é o rendimento total que você vai ter ao longo de todo o período do investimento’.

  • Companhias que atuam no mercado de luxo podem escapar de uma queda maior no caso de recessão?

    29/11/2022 Duración: 01min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que, em um ambiente de menor crescimento econômico, ou mesmo uma recessão, a preferência é por investimento em empresas que têm um fluxo de caixa mais constante. Tradicionalmente, empresas que fornecem serviços básicos têm essas características.

  • Quais as melhores ações para investir nesse período de transição de governo?

    29/11/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto diz que é difícil cravar uma ação especifica. Especialistas recomendam ações de empresas que exploram serviços de utilidade pública. A razão da recomendação ocorre por dois fatores: a receita tende a não cair muito em um período de recessão e a possibilidade de privatização de algumas dessas empresas estaduais.

  • É seguro investir em CDB, sugerido pela corretora, sem conhecer o banco?

    28/11/2022 Duración: 01min

    Marcelo d'Agosto esclarece a dúvida de um ouvinte que está nesta situação. Ele afirma que as aplicações em CDBs são garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o montante de R$ 250 mil. Ouça e saiba mais.

  • Saiba como funciona o COE, Certificado de Operações Estruturadas

    28/11/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto explicar ao ouvinte como funciona a operação. Ele quer investir pelo prazo de três anos um dinheiro que está juntando para comprar uma casa e sua corretora sugeriu o COE, com ganho pelo menos igual à inflação. Ouça e entenda.

  • É melhor usar 1.ª parcela do 13º para quitar dívidas ou tentar acordo no Procon?

    25/11/2022 Duración: 01min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e afirma que uma coisa não necessariamente elimina a outra. você sempre deve tentar renegociar as dividas, e o Procon pode dar orientações sobre o que você pode ou não pode conseguir em uma renegociação. A renda eextra com o 13º deve ser usada para reequilibrar as contas. Em vez de fazer planos para gastar imediatamente, dê preferência para quitar ou reduzir as dívidas.

  • Estratégia para complementar a aposentadoria

    25/11/2022 Duración: 03min

    No CBN Dinheiro, Marcelo D'Agosto comenta a dúvida de um ouvinte e fala sobre a ideia de usar os rendimentos de investimentos para comprar fundos imobiliários, e considera uma boa estratégia para o ouvinte que pretende se aposentar em vinte anos. Ouça

  • Existe alguma forma para medir o risco dos investimentos financeiros?

    24/11/2022 Duración: 02min

    O risco de qualquer investimento é não receber aquilo que esperava ou, ainda, ficar no prejuízo. Marcelo d'Agosto explica que, por isso, os investimentos em renda variável são mais arriscados do que as aplicações em renda fixa.

  • Qual a melhor estratégia para investir em fundo imobiliário?

    24/11/2022 Duración: 04min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre investimento em fundo imobiliário. O comentarista explica como esses fundos funcionam e sugere uma lista de finalistas, já que as opções no mercado são muitas.

  • Títulos de tesouro indisponíveis para compra tem a ver com manifestações pós-eleições?

    23/11/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte e explica que o clima de não-aceitação do resultado das eleições atrapalha, mas não é a razão fundamental para as constantes interrupções dos negócios do tesouro direto. Ao que parece, a principal razão para essas turbulências no mercado de renda fixa é a incerteza sobre a organização fiscal do governo.

  • Momento é favorável para comprar imóvel?

    23/11/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte sobre atual cenário de juros altos e incertezas e a compra de imóvel tanto para moradia quanto para investimento. O comentarista fala sobre a dinâmica do mercado imobiliário. Ouça e entenda.

  • Por que alguns fundos imobiliários distribuem resultados de forma constante e outros não?

    22/11/2022 Duración: 02min

    No CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto explica que este tipo de fundo costuma distribuir cerca de 95% do lucro aos acionistas. Existem dois grupos: um que investe majoritariamente em aluguel de imóveis, cujo fluxo de recebimento é mais garantido; e outro que aposta em títulos financeiros, mais instável. Por isso, fundos de 'tijolo' têm distribuição constante e os de 'papel' podem variar de tempos em tempos.

  • Vale a pena vender apartamento para investir dinheiro?

    22/11/2022 Duración: 03min

    Marcelo d’Agosto responde a dúvida de um ouvinte que pensa em vender o apartamento. Com uma parte do dinheiro, ele quer alugar um imóvel, e a outra parte investir para, mais adiante, comprar um outro apartamento maior. ‘Faz sentido se tudo correr de acordo com o plano’. Comentarista acrescenta aspectos financeiros e não-financeiros devem ser considerados. Ele ressalta que dá para fazer a operação, mas é preciso analisar os riscos.

  • É melhor investir no Tesouro Selic 2025 ou no Tesouro Selic 2027?

    21/11/2022 Duración: 02min

    Marcelo d'Agosto responde dúvida de ouvinte: 'se você puder esperar até o vencimento do título, é melhor investir no Tesouro Selic 2027, porque essa modalidade rende um pouco mais'.

  • Vale a pena alugar um carro pagando com juros de mercado?

    21/11/2022 Duración: 04min

    No CBN Dinheiro, Marcelo d'Agosto tira dúvida de ouvinte que vai receber a indenização pelo carro roubado e quer saber se vale a pena fazer aplicações para contratar um carro por assinatura. Segundo o comentarista, é preciso monitorar as taxas de juros e estudar o valor recebido da seguradora. Caso o contrato de aluguel seja de 20% da quantia, pode valer a pena fazer investimentos e pagar as parcelas com os rendimentos.

  • Posso investir em dólares fora do Brasil?

    18/11/2022 Duración: 01min

    Marcelo d'Agosto explica que, desde a flexibilização de algumas regras pelo Banco Central, é possível ter conta de investimentos no exterior. Desta maneira, é possível investir em moeda estrangeira. Ele alerta, contudo, para a necessidade de deixar tudo em conformidade com a regulamentação em vigor, visto que é preciso registrar os valores na declaração do Imposto de Renda.

página 1 de 3