Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • Economia precisa se preparar para riscos relacionados às mudanças climáticas

    27/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão fala sobre como a economia tem que se preparar para lidar com riscos relacionados ao aumento da temperatura no planeta. "Quando se faz cenário, não tem mais só apenas o risco macroeconômico, de ter um desequilíbrio na economia de um país, ou o risco político, de ter uma crise política no país. O risco climático tem que ser considerado pelas normas prudenciais, até das instituições financeiras e das seguradoras."

  • ‘Magda Chambriard chega muito limitada em seu papel’

    27/05/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão faz uma análise do que se espera de Magda Chambriard no comando da Petrobras. Ela fala pela primeira vez hoje. ‘Há muita dúvida sobre o que ela vai falar, muita expectativa’. Comentarista destaca que Magda Chambriard chega em um momento em que o Jean Paul Prates foi vítima de uma fritura, apesar de fazer quase todas as vontades do governo. ‘Enquanto Magda Chambriard ficava em silêncio, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falava determinando o que ela deveria fazer’. Míriam ressalta que Magda Chambriard ‘vai ter que se equilibrar em várias forças’.

  • A 'posse secreta' de Magda Chambriard como presidente da Petrobras

    24/05/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala sobre a posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras. Comentarista destaca a posse em cerimônia fechada e sem a presença da imprensa. Míriam explica que o momento da posse é ideal para se pontuar como será a gestão. ‘Ela assumiu e ficou em silêncio’. Míriam destaca que, por outro lado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está muito desenvolto falando muito sobre a gestão dela. ‘Há uma sombra de tutela sobre ela’. Quais são os critérios de Magda Chambriard?

  • Taxação de compras internacionais de até 50 dólares divide governo

    24/05/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta a proposta defendida por Fernando Haddad de taxar compras internacionais de até 50 dólares. Lula defende as compras isentas do que chamou de bugigangas, mas diz que está aberto à negociação. Entre as alternativas estão alíquotas menores ou isenção em algumas compras.

  • Tragédia no Rio Grande do Sul acende alerta para importância de fundo de perdas e danos?

    23/05/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão analisa as ações do BNDES para a recuperação do Rio Grande do Sul e também instrumentos de longo prazo para a crise climática.

  • Haddad deixa dúvidas no ar

    23/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão comenta as declaraçãoes do ministro da Fazenda, que repercutiram no mercado nesta quarta-feira. Fernando Haddad criticou previsões pessimistas para a economia do Brasil. Ele disse que a inflação está totalmente controlada e que a meta atual, de 3%, é uma meta inimaginável para um país como o Brasil.

  • 'Tom do ministro é de dizer o que a presidente da Petrobras tem que fazer'

    22/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão faz uma análise da fala do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre o que espera da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Em entrevista ao jornal O Globo, ele disse que o governo espera que a presidente da Petrobras tenha 'coragem para fazer acontecer'. Comentarista destaca que o ministro quer petróleo na Foz do Amazonas e defende a recompra de refinarias que foram privatizadas. ‘Defendeu pautas que deram muito errado no passado’.

  • Câmara cria uma série de dificuldades para a regulamentação da reforma tributária

    22/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão fala das dificuldades que a reforma tributária terá para ser regulamentada na Câmara. Após quase um mês da entrega do projeto de regulamentação de Reforma Tributária, apenas na terça-feira Arthur Lira nomeaou um grupo de trabalho. As equipes terão 60 dias para concluir os trabalhos. Ouça o comentário completo e entenda. Lira demora para definir

  • ‘Arrecadação está ficando melhor, aumentando o ritmo’

    21/05/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre a arrecadação do governo federal que, mais uma vez, bateu recorde, aliviando, em parte, o quadro fiscal. Comentarista destaca que a economia teve um bom quadrimestre, com crescimento do país, inflação sob controle e arrecadação subindo.

  • Congresso não está sendo responsável na área ambiental

    21/05/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta a agenda ambiental após Rodrigo Pachecoafirmar que o Congresso tem responsabilidade ao tratar da questão, nesta segunda-feira (20). Ela, no entanto, critica os 25 projetos e 3 emendas constitucionais que tramitam no parlamento. 'todas elas são de afrouxamento da lei', diz Míriam.

  • ‘O Brasil como um todo é afetado por essa tragédia no RS na sua economia’

    20/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão faz uma análise do impacto da tragédia do Rio Grande do Sul na economia brasileira. A dimensão das enchentes é tão grande que vai afetar o PIB, inflação, desemprego, as contas públicas. ‘Tudo está sendo afetado pela crise no Rio Grande do Sul’. Comentarista destaca que ainda é muito difícil saber quanto, mas é fácil dizer que sim. 'Enquanto o Rio Grande do Sul não voltar ao normal, a gente vai sentir esse impacto'.

  • Pedido de Eduardo Letie para adiar as eleições municipais no RS não faz sentido nenhum

    20/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão comenta a entrevista que o governador do RS fez para o jornal O Globo. Entre outros assuntos, ele afirma que bairros e trechos inteiros de cidades terão de ser reconstruídos em outras localidades, e ainda defendeu adiar as eleições municipais. Ouça o comentário completo.

  • Desemprego sobe para 7,9%, mas mercado de trabalho mantém estabilidade

    17/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão analisa os dados do desemprego divulgados pelo IBGE, que mostram um aumento para 7,9% no primeiro trimestre de 2024. Ela diz que esse crescimento é sazonal e esperado após as contratações temporárias de fim de ano. Ouça e saiba mais.

  • 'No Brasil não basta ter a lei, tem que ter a redundância da lei'

    17/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão analisa a recente discussão no STF a propósito de compensações para as novas despesas públicas do Orçamento. "Eu tenho a sensação, às vezes, de que a gente anda em círculos no Brasil."

  • 'Brasil precisa de um plano nacional de combate às mudanças climáticas'

    16/05/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o anúncio de algumas medidas do governo federal para amenizar a situações das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Comentarista cita a entrevista que fez pela GloboNews com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele disse que vai retornar ao Rio Grande do Sul, na semana que vem, para conversar com especialistas sobre como desenhar uma solução definitiva para que novas tragédias não se repitam no estado.

  • Rui Costa admite que a Petrobras tem que ter um papel de indução de desenvolvimento

    16/05/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta a entrevista que fez com o ministro da Casa Civl na GloboNews, nesta quarta-feira. Rui Costa falou da troca da presidência na Petrobras e da escolha de Paulo Pimenta como ministro da Reconstrução do RS.

  • Magda Chambriard será a sexta presidente da Petrobras nos últimos seis anos

    15/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão comenta a saída de Jean Paul Prates no comando da estatal. O senador petista será substituído pela engenheira e ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo no governo Dilma, Magda Chambriard. 'É muito ruim quando sai um presidente de uma companhia. Não ficou claro qual é o problema do governo com ele', diz Míriam.

  • Ata do Copom: 'Concordaram sobre diagnóstico da economia e isso é o mais importante'

    14/05/2024 Duración: 04min

    Míriam Leitão fala sobre a Ata do Copom, que confirmou a queda 0,25 ponto percentual na taxa Selic, para 10,5% ao ano. "Eles todos acham que a política tem que ser contracionista, tem que levar a inflação para o centro da meta, que a situação internacional ficou mais incerta, que a situação fiscal preocupa."

  • Tragédia no RS: 94% da atividade produtiva do estado foi atingida de alguma forma

    14/05/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta a ajuda anunciada pelo governo federal, que suspendeu a dívida do estado por 3 anos. Ela prevê uma reconstrução lenta e com queda na atividade econômica cai e menos arrecadação. Um dos problemas ocasionados pelas enchentes é a plantação da próxima safra de trigo, alerta a Associação das Cooperativas Agrícolas do Rio Grande do Sul. 'A devastação da economia do Rio Grande do Sul é muito grande nesse primeiro momento', diz Míriam.

  • Governo Federal prepara auxílio direto para famílias atingidas pelas enchentes no RS

    13/05/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão destaca a expectativa em torno do anúncio do Governo Federal sobre um auxílio financeiro direto para as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O Tribunal de Contas da União (TCU) está acompanhando de perto as ações. Ouça e entenda.

página 1 de 2