Formigacast

Informações:

Sinopsis

O FormigaCast é o podcast semanal do site Formiga Elétrica, dedicado ao universo da cultura pop geral! Cinema, quadrinhos, séries e muito mais, em um papo descontraído, mas com conteúdo!

Episodios

  • 30 anos de Pulp Fiction | FormigaCast 221

    05/04/2024 Duración: 01h32min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ X: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Em 1994, Quentin Tarantino surpreendeu o mundo do cinema com seu segundo filme. Pulp Fiction não apenas ganhou um merecido Oscar de Roteiro Original, como também venceu a cobiçada Palma de Ouro em Cannes. Rompendo várias convenções narrativas, o cineasta e roteirista se consagrou ainda no início de sua carreira e criou um fenômeno cultural que até hoje influencia realizadores por todo o mundo. Confira nosso bate-papo sobre Pulp Fiction, onde comentamos sobre seu impacto na época de lançamento, assim como sua relevância após três décadas.

  • Alan Moore e suas lições de roteiro | FormigaCast 220

    22/03/2024 Duración: 02h35min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Conforme havíamos prometido em um vídeo do nosso canal no YouTube, retomamos o assunto sobre o ensaio de Alan Moore que aborda o ofício de escrever roteiros de quadrinhos. Alan Moore's Writing for Comics foi comentado neste episódio, capítulo por capítulo, trazendo exemplos do próprio autor como também alguns que incluímos por conta própria. Confira esse bate papo sobre ferramentas narrativas e criativas, úteis para escritores de todos os tipos e leitores que desejam ampliar sua percepção.

  • DUNA: Parte 2 | FormigaCast 219

    08/03/2024 Duración: 01h46min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Quando a primeira parte de Duna estreou, em 2021, houve alguma desconfiança sobre o caminho que a adaptação cinematográfica de Denis Villeneuve havia tomado. Afinal, era uma tarefa inglória dividir o primeiro livro da saga em dois, já que os grandes picos dramáticos ficariam para a segunda parte. Depois de tanta espera e adiamentos, DUNA: Parte 2 chegou e agradou bastante o público e a crítica, elevando inclusive o longa anterior. Como já havíamos feito três anos atrás, dedicamos um episódio para discutir os méritos deste ambicioso projeto. Confira nossas impressões sobre DUNA: Parte 2 e compartilhe conosco sua opinião, mandando um email para podcast@formigaeletri

  • Os anti-heróis da First Comics na Cedibra | FormigaCast 218

    23/02/2024 Duración: 02h30min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Em meados da década de 1980, no meio da hegemonia da Editora Abril na publicação de quadrinhos, leitores se surpreenderam com quatro títulos em formato americano que apareceram nas bancas. A Cedibra apostou em personagens da First Comics, editora que então brigava pelo terceiro lugar no mercado norte-americano. American Flagg, Grim Jack, Badger e Jon Sable Freelance ganharam seus próprios títulos por aqui. Infelizmente, esses anti-heróis tiveram suas publicações interrompidas após apenas quatro edições cada um, sepultando a ambição da Cedibra, que depois publicaria Lobo Solitário, esse que durou somente nove edições. Contamos aqui um pouco sobre esse momento singular do me

  • A lista de filmes SCI FI da Rolling Stone | FormigaCast 217

    09/02/2024 Duración: 02h30min

    Confira a lista da ROLLING STONE: http://tinyurl.com/8fej8673 Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ INSTAGRAM: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2KXJf8s⁠ Listas são sempre polêmicas. Quando a lista é sobre um gênero que também é polêmico, aí a coisa complica de vez. A revista Rolling Stone lançou recentemente uma lista com a proposta de elencar os 150 maiores filmes de Ficção Científica de todos os tempos, mas será que o resultado foi justo? Este episódio do podcast é para discutir as escolhas da equipe da revista, assim como aqueles filmes que achamos que não deveriam ter ficado de fora. Confira nossas considerações gerais sobre o conceito de Sci Fi, assim como inúmeros comentários sobre vários filmes que consideramos essenciais, entre

  • "Finais" perfeitos para Marvel & DC | FormigaCast 216

    26/01/2024 Duración: 01h34min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ INSTAGRAM: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2KXJf8s⁠ Alguns leitores de longa data tem sua própria cronologia, desconsiderando determinados arcos pela sua irrelevância ou falta de qualidade, entre outras coisas. Claro que falando sobre Marvel e DC, pois é nestes casos em que personagens tem décadas de existência, acumulando inúmeros eventos em séries criadas para publicação ininterrupta. Mas essas jornadas já não tiveram um ponto culminante onde seria um ótimo momento para encerrar o caminho deste ou daquele herói? Nós pensamos em algum desses momentos e vamos comentá-los aqui. Participações mais do que especiais de Bruno Andreotti, do Papo Quadrinheiro, e Allan Azevedo, do HQPages.

  • Melhores de 2023: Quadrinhos | FormigaCast 215

    12/01/2024 Duración: 01h46min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠ INSTAGRAM: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2KXJf8s⁠ Como já fizemos nossa retrospectiva de melhores de 2023 sobre Cinema e Séries, aqui temos nossos comentários sobre Quadrinhos. Trouxemos aqui as HQs que mais gostamos, lançadas no ano passado, e conversamos sobre as editoras que fizeram a alegria dos fãs de HQs. Comix, Zone, Pipoca e Nanquim, Mino, Conrad e muito mais! Participação especialíssima de Fábio Aliende, do HQueiros!

  • Melhores de 2023: Cinema e Séries | FormigaCast 214

    12/01/2024 Duración: 02h12min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠⁠⁠ INSTAGRAM: ⁠⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2KXJf8s⁠ O ano de 2023 foi bem peculiar em termos de Cinema e Séries. Não só pelos fenômenos Barbie e Oppenheimer, mas pelos desempenhos abaixo do esperado entre Marvel e DC. Também tivemos Martin Scorsese entregando mais uma grande obra com Assassinos da Lua da Flores e outras obras direto para o streaming. Falando em streaming, houve muita coisa legal entre as séries também. Neste episódio, comentamos tudo que saiu no ano passado, que conseguimos conferir, e apresentamos nossa lista de melhores de 2023. Participação mais do que especial de Alexandre Luiz, do Cine Alerta.

  • ESPECIAL de Fim de Ano | FormigaCast 213

    15/12/2023 Duración: 01h36min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠⁠ INSTAGRAM: ⁠⁠⁠⁠⁠bit.ly/2KXJf8s⁠ Chegamos ao nosso último episódio de 2023, testando um formato diferente. Os editores do Formiga Elétrica se juntaram de forma presencial para jogar Puxa Conversa de Cinema, com a participação dos seguidores das redes sociais, avisados que estava rolando a gravação. Esperamos que gostem, desejamos um ótimo Natal e um excelente Ano Novo a todos que nos acompanharam ou nos descobriram durante esse ano. Voltamos na segunda sexta-feira de janeiro. Até lá!

  • Vampiro na Cultura Pop | FormigaCast 212

    01/12/2023 Duración: 02h09min

    Compre seu ingresso para o evento ENCONTROS ELÉTRICOS: ⁠https://encurtador.com.br/hnCR1⁠ Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠⁠ INSTAGRAM: ⁠⁠⁠⁠bit.ly/2KXJf8s⁠ Vampiro é pop, não tem jeito. E o que não falta são representações em todos os cantos da ficção, ainda que a exploração extrema traga uma maioria descartável, é claro que no meio disso encontramos várias obras que se destacam, virando e revirando esse mito de formas criativas. E desde que o Drácula de Bram Stoker deixou sua marca no imaginário popular, são muitos autores trazendo sua visão, atores dando seu toque na composição e desconstruindo tudo de várias formas. A prova dessa riqueza é que existem abordagens que vãos das mais artísticas até as mais focadas na ação ou comédia. E aqui nos juntamos para discutir

  • Mark Millar: Roteirista ou fraude? | FormigaCast 211

    17/11/2023 Duración: 01h42min

    Compre seu ingresso para o evento ENCONTROS ELÉTRICOS: https://encurtador.com.br/hnCR1 Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠⁠ INSTAGRAM: ⁠⁠⁠bit.ly/2KXJf8s⁠ Entre os roteiristas britânicos, Mark Millar talvez seja o mais irregular. Chegando ao mercado norte-americano nos anos 90, ele despontou na revista britânica 2000 AD e mas fez o mesmo caminho da geração anterior. Assumiu um título de boa visibilidade, Authority, e carimbou o passaporte para revistas de maior destaque na Marvel e na DC. Cresceu até começar a criar um catálogo próprio de personagens, negociados para adaptações de todos os tipos, cuja qualidade não era a característica mais notável. Confira nosso episódio sobre esse escocês que divide opiniões. Será que, apesar de vários trabalhos questionáveis, podemos atestar

  • Assassinos da Lua das Flores | FormigaCast 210

    03/11/2023 Duración: 01h38min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠⁠apoia.se/formigaeletrica⁠⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠⁠ Acesse nosso SITE: ⁠⁠goo.gl/hDQkSw⁠⁠ / FACEBOOK: ⁠⁠goo.gl/3mGhfd⁠⁠ TWITTER: ⁠⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠⁠ INSTAGRAM: ⁠⁠bit.ly/2KXJf8s⁠ Um dos lançamentos mais importantes do cinema em 2023, Assassinos da Lua das Flores trouxe Martin Scorsese de volta aos holofotes. E não é para menos, já que desta vez ele reuniu Robert De Niro e Leonardo DiCaprio para reconstituir um fato histórico pouco conhecido, mas impressionante pelos requintes de crueldade A trajetória dos nativos americanos da nação Osage, que se viram ricos da noite para o dia, motivou uma conspiração em larga escala com uma série de assassinatos premeditados. Confira nossas considerações sobre mais essa grande obra de um mestre do cinema, realizada com um esmero técnico notável. Não apenas um filme belíssimo, mas também uma discussão sobre os temas comuns da filmografia do cineasta, como a violên

  • Grandes filmes que não aconteceram | FormigaCast 209

    20/10/2023 Duración: 01h38min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: ⁠apoia.se/formigaeletrica⁠ Conheça nosso canal no YouTube: ⁠https://www.youtube.com/@FormigaEletrica⁠ Acesse nosso SITE: ⁠goo.gl/hDQkSw⁠ / FACEBOOK: ⁠goo.gl/3mGhfd⁠ TWITTER: ⁠bit.ly/2Jxx9Ba⁠ INSTAGRAM: ⁠bit.ly/2KXJf8s⁠ Conheça também o PODCAST CINEMAVENTURA: ⁠https://open.spotify.com/show/57boNKAYKKbiwYxcA96bFA Conheça também o CINE ALERTA: https://open.spotify.com/show/6Z9UneKDiJaCY8NFPtWxAh Quando se pensa em grande filme que nunca aconteceu, cinéfilos de todo mundo podem pensar imediatamente em Duna, projeto megalômano de Alejandro Jodorowsky que seria rodado nos anos 70. Não foi feito, mas seus materiais migraram para inúmeras outras obras icônicas, nos fazendo até achar que  seu cancelamento foi o melhor para o cinema. Mas existem centenas de outros projetos que também não aconteceram por N motivos e que poderiam ter mudado o rumo de carreiras e até da própria Sétima Arte. O Napoleão de Stanley Kubrick é um desses casos. Nos reunimos aqui par

  • Política em gibi de hominho? | FormigaCast 208

    06/10/2023 Duración: 01h28min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: apoia.se/formigaeletrica Conheça nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@FormigaEletrica Acesse nosso SITE: goo.gl/hDQkSw /FACEBOOK: goo.gl/3mGhfdTWITTER: bit.ly/2Jxx9BaINSTAGRAM: bit.ly/2KXJf8s Conheça também o podcast HQueiros: https://open.spotify.com/show/3Tx5j7earRSezANSH46i68 Uma discussão que inflama o meio de leitores de quadrinhos de super-heróis diz respeito ao conteúdo político que, segundo alguns, tem comprometido a experiência inocente de se ler um gibi. Nos últimos tempos, pipocam comentários de gente indignada a respeito disso, mas será que antigamente as HQs da Marvel ou da DC eram completamente desprovidas disso? E isso é algo tão terrível assim para ofender tanta gente? Conversamos um pouco sobre o tema neste episódio. A pauta rendeu e, como sempre, extrapolou um pouco o meio dos quadrinhos. A saudade que algumas pessoas tem de um tempo mais simples, pelo menos na visão delas, o apego a alguns personagens e como a pauta p

  • Lobisomem na Cultura Pop | FormigaCast 207

    22/09/2023 Duración: 01h46min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: apoia.se/formigaeletrica Conheça nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@FormigaEletrica Acesse nosso SITE: goo.gl/hDQkSw /FACEBOOK: goo.gl/3mGhfdTWITTER: bit.ly/2Jxx9BaINSTAGRAM: bit.ly/2KXJf8s Conheça também o PODCAST CINEMAVENTURA: https://open.spotify.com/show/57boNKAYKKbiwYxcA96bFA Compre seu exemplar de A BESTA : https://loja.escribaseditora.com.br/produto/a-besta-pre-venda/ Prévia de A BESTA: https://universohq.com/noticias/a-besta-de-leander-moura-e-cristal-moura-faz-alusao-aos-antigos-shows-de-horrores-dos-circos/ A ideia de uma fera interior que toma o controle em determinado momento, envolvendo uma transformação física radical, é um tema recorrente no terror. Afunilando ainda mais esse conceito, temos a licantropia, que rendeu vários filmes, desenhos, séries e quadrinhos. O lobisomem, por sinal, também é o tema de um famoso RPG e, vez por outra, também dá as caras nos games e confirma a força desse conceito. Por isso, nosso epi

  • A Revolução das Séries | FormigaCast 206

    08/09/2023 Duración: 02h07min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: apoia.se/formigaeletrica Conheça nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@FormigaEletrica Acesse nosso SITE: goo.gl/hDQkSw /FACEBOOK: goo.gl/3mGhfdTWITTER: bit.ly/2Jxx9BaINSTAGRAM: bit.ly/2KXJf8s A partir do fim da década de 1990, a noção do público e da crítica em relação às séries de TV foi chacoalhada pela estreia de Oz. O drama prisional pesadíssimo pegou o mundo de surpresa e mostrou o apetite da HBO para arriscar em novos produtos, mas iniciativas pontuais de mudança já vinham aparecendo antes. Até que 1999 apresentou um chefão mafioso enfrentando o divã e The Sopranos mostrou que a TV poderia ser tão relevante artisticamente quanto o cinema. Tanto que acabou com aquela imagem do meio televisivo como trampolim ou como final de carreira. Com a HBO arrebentando, a nova tendência se estabeleceu e legou outras grandes séries também de outras emissoras, que entenderam que o jogo havia mudado. Comentamos aqui essa virada espetacular que tr

  • William Friedkin | FormigaCast 205

    25/08/2023 Duración: 02h47min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: apoia.se/formigaeletrica Conheça nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@FormigaEletrica Acesse nosso SITE: goo.gl/hDQkSw /FACEBOOK: goo.gl/3mGhfdTWITTER: bit.ly/2Jxx9BaINSTAGRAM: bit.ly/2KXJf8s Marcando seu nome para sempre na História do Cinema ao longo da década de 1970, William Friedkin tem uma filmografia cheia de altos e baixos. Ninguém questiona o talento ou a genialidade de alguém que entrega, em sequência, Operação França, O Exorcista e Comboio do Medo, mas é certo que uma personalidade como a dele teve dificuldade em se adequar ao sistema quando a liberdade diminuiu. De qualquer forma, apesar dos tropeços, existem outros grandes filmes nas décadas seguintes que corroboram a destreza narrativa do cineasta. Neste episódio do podcast, discutimos detalhes biográficos de William Friedkin e a sua filmografia, comentando os contextos específicos de cada obra. Uma trajetória rica e interessante, onde um começo promissor foi seguido pela

  • No tempo das Locadoras | FormigaCast 204

    11/08/2023 Duración: 01h49min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: apoia.se/formigaeletrica Conheça nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@FormigaEletrica Acesse nosso SITE: goo.gl/hDQkSw /FACEBOOK: goo.gl/3mGhfdTWITTER: bit.ly/2Jxx9BaINSTAGRAM: bit.ly/2KXJf8s Acesse também o Podcast Cinemaventura: https://open.spotify.com/show/57boNKAYKKbiwYxcA96bFA Dependendo da sua idade e da sua cinefilia, você acompanhou alguma coisa do fenômeno das locadoras de vídeo. Com o estouro do videocassete nos anos 1980, pipocaram estabelecimentos deste tipo e foi um negócio bastante lucrativo para quem soube surfar nesta onda. A história da ascensão e queda do aluguel de filmes em VHS e DVD tem muita coisa por trás, além da paixão pelo cinema, é claro. Um assunto que rende bastante em um bate papo. E a nossa conversa da vez trouxe pessoas que trabalharam em locadoras, comentando como era a dinâmica com os clientes e suas expectativas. Não apensa isso, nossas experiências como consumidores assíduos desse serviço também não

  • Os BONS Quadrinhos dos anos 90 | FormigaCast 203

    28/07/2023 Duración: 01h45min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: apoia.se/formigaeletrica Conheça nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@FormigaEletrica Acesse nosso SITE: goo.gl/hDQkSw /FACEBOOK: goo.gl/3mGhfdTWITTER: bit.ly/2Jxx9BaINSTAGRAM: bit.ly/2KXJf8s Em matéria de HQ dos EUA, é normal as pessoas se referirem aos anos 90 como um período complicado. Não apenas em termos de mercado e sua bolha especulativa, mas também pela qualidade do que era produzido em massa e vendia mais. Como o Brasil costuma refletir essas tendências, existe essa impressão também por aqui. Porém, além das vendas astronômicas da Image e as tentativas de fora de emular essa estética, houve muita coisa bacana sendo produzida naquele momento, tanto dentro quanto fora do mundo dos super-heróis. Por isso, o episódio é dedicado aos bons Quadrinhos surgidos durante esse furacão. O papo passou pelos grandes medalhões da DC, como A Liga da Justiça de Grant Morrison, e pela Dark Horse correndo por fora com Hellboy e Sin City, entre vá

  • 1951 e o Cinema Sci Fi | FormigaCast 202

    14/07/2023 Duración: 01h42min

    Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: apoia.se/formigaeletrica Conheça nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/@FormigaEletrica Acesse nosso SITE: goo.gl/hDQkSw /FACEBOOK: goo.gl/3mGhfdTWITTER: bit.ly/2Jxx9BaINSTAGRAM: bit.ly/2KXJf8s A virada para década de 1950 já encontra uma nova configuração mundial. Guerra Fria e pavor da bomba atômica mudaram o jogo também nas artes, que refletiram esse momento e capturaram o espíríto da época. O cinema, sempre mais lento em suas transições, chegou a um novo paradigma em 1951, com alguns filmes que traziam preocupações mais atuais. Pensando no recorte da ficção científica, um gênero quase sempre relegado ao mero escapismo juvenil na visão do grande público e executivos, esse é um momento especial para alguns criadores exercitarem a criatividade. Por isso, este episódio é dedicado ao cinema Sci Fi de 1951, com alguns dos principais filmes comentados, destacando Os Últimos Cinco, O Dia Em Que a Terra Parou, O Fim do Mundo e outras menções,

página 1 de 11