Sinopsis

Podcast sobre política, história, artes e qualquer outra forma de subversão.

Episodios

  • AntiCast 449 – Brasil em Chamas (entrevista com Marina Silva)

    AntiCast 449 – Brasil em Chamas (entrevista com Marina Silva)

    24/09/2020 Duración: 01h19min

    Neste programa, Giselle Camargo conversa com a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a destruição massiva do Brasil. Falando em ministério, você se lembra de já ter visto a palavra preservação sair da boca de Ricardo Salles? O país está em chamas mas Bolsonaro e trupe preferem criar mil teorias da conspiração. Especialistas afirmam que a Amazônia está bem perto do limite de autorecuperação. As consequências do fogo que destrói o Pantanal não podem ser previstas. Os avisos vêm de todos os lados. Mas as políticas ambientais do governo são a prova de que não há limites para a ganância e a incompetência.>> 0h15min15seg Pauta principal LinksAjude o Pantanalhttps://voaa.me/vaquinha-pantanal#.X1bReTIvcUE.whatsappConheça a Nexhttps://www.instagram.com/nex_noextinction/?igshid=azvib7xgr7lCréditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (https://www.instagram.com/camargogigi/)Arte de Capa: Luiza

  • AntiCast 448 – Trump: Nobel da Paz? Oi?

    AntiCast 448 – Trump: Nobel da Paz? Oi?

    17/09/2020 Duración: 01h34min

    Neste programa, Giselle Camargo e Júlia Matos falam sobre Trump. O cara que começou 2020 causando ameaça de terceira guerra mundial foi indicado ao Nobel da Paz. Enfim, a hipocrisia. Mas é ano de eleição e vocês sabem, tudo que acontece na terra do Tio Sam influencia o mundo todo, mas especialmente o Brasil já que nosso presidente é um Trump que ficou rico graças a mamata que nunca acaba. Por lá, Trump anda em campanha eleitoral e por desacreditar as eleições. Mas será que ele ganha, hein? A Júlia, que sabe tuuuuudo de Estados Unidos dá o pitaco dela no finzinho do programa. LinksAjude o Pantanalhttps://voaa.me/vaquinha-pantanal#.X1bReTIvcUE.whatsappConheça a Nexhttps://www.instagram.com/nex_noextinction/?igshid=azvib7xgr7lCréditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (https://www.instagram.com/camargogigi/)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 447 – Team Maia ou Team Guedes

    AntiCast 447 – Team Maia ou Team Guedes

    09/09/2020 Duración: 01h33s

    Neste programa, Giselle Camargo, Beatriz Falcão e Marcos Marinho conversam sobre o capítulo Maia/Guedes do novelão mexicano chamado Brasil. É ciúme? É desrespeito? É treta! Até agora Guedes não disse a que veio e precisa aprovar um monte de coisa. Daí ele faz o quê? Arruma confusão com o presidente da Câmara. O fazer política ficou de fora dos critérios da equipe Bolsonaro. Por outro lado, Maia paga de fada sensata, mas a gente sabe bem o tipo dele. E enquanto isso o Brasil não anda. Ou melhor, anda pra trás. LinksMarinho Youtuberhttps://www.youtube.com/marcosmarinhomktAjude o Pantanalhttps://voaa.me/vaquinha-pantanal#.X1bReTIvcUE.whatsappConheça a Nexhttps://www.instagram.com/nex_noextinction/?igshid=azvib7xgr7lCréditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (https://www.instagram.com/camargogigi/)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 446 – Violência Policial no Brasil (com Ignácio Cano)

    AntiCast 446 – Violência Policial no Brasil (com Ignácio Cano)

    03/09/2020 Duración: 59min

    Neste programa, Giselle Camargo conversa com o doutor e professor de sociologia Ignácio Cano sobre o aumento no número de mortes cometidas por policiais militares. Se você acha que a truculência policial é herança da ditadura, ouça o programa. Punir com violência e morte faz parte da nossa história, muito antes do Brasil ser Brasil. E essas armas apontadas tem um alvo principal: o corpo negro e pobre. Mas e o policial? Qual a importância de olhar para essa figura dentro da guerra civil disfarçada de criminalidade? >> 0h16min04seg Pauta Principal

  • AntiCast 445 – Lava Jato e Deltan Dallagnol: enfim, a Hiprocrisia

    AntiCast 445 – Lava Jato e Deltan Dallagnol: enfim, a Hiprocrisia

    27/08/2020 Duración: 01h25min

    Neste programa, Giselle Camargo, Virgínia (Mulher Tamarindo) e Guilherme Madeira conversam sobre Deltan Dallagnol e a pimenta que nos olhos dos outros é refresco. Deltan, que tanto criticou os réus da Lava Jato sobre o uso de recursos jurídicos, recorreu de todas as formas possíveis e, depois de 42 adiamentos, usou como defesa a prescrição da acusação. Com isso, livrou-se da acusação de abuso de poder no caso do PowerPoint. Fica na Lava Jato. Mas e a Lava Jato continua? >> 0h00min18seg Pauta PrincipalLinksSaindo das Cavernas, podcast do Madeirahttps://open.spotify.com/show/2gneu9vRisMd1I8fldZpvQPraquele banho maroto enquanto ouve o AntiCasthttps://www.alquimistashop.com/Créditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (https://www.instagram.com/camargogigi/)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 444 – Brasil: Recorde de Morte Materna por Coronavírus (duas por dia)

    AntiCast 444 – Brasil: Recorde de Morte Materna por Coronavírus (duas por dia)

    20/08/2020 Duración: 01h02min

    Neste programa, Giselle Camargo conversa com a Dra. Melania Amorim, uma referência nacional em gravidez e parto. Uma referência acadêmica, mas também no trato humanizado, uma verdadeira cuidadora de mulheres. Dra. Melania, juntamente com um grupo de pesquisadoras, têm feito alertas insistentes sobre os efeitos do coronavírus em gestantes e puérperas no Brasil. Desde o começo da pandemia, a cada dia, duas mulheres grávidas ou que acabaram de parir morrem por causa da Covid-19 no nosso país. >> 0h12min37seg Pauta PrincipalLinksPesquisa do Grupo Brasileiro para Estudos de COVID-19 e Gestação https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32348744/Créditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (https://www.instagram.com/camargogigi/)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 443 – Povos Originários do Chile e a situação do país que em 2020 deveria ser rico

    AntiCast 443 – Povos Originários do Chile e a situação do país que em 2020 deveria ser rico

    13/08/2020 Duración: 01h03min

    Neste programa, Giselle Camargo conversa com o sociólogo Cristobal Abarca e com o geógrafo Rodolfo Iván Quiroz Rojas sobre o Chile. Luta por demarcação de terras indígenas, atentados, morte de lideranças. Poderia ser no Brasil, ou qualquer país latino-americano, mas neste caso é no Chile. Os povos originários sofrem com a invisibilidade e perseguição em troca por lutarem contra o desmatamento e a exploração desenfreada dos recursos naturais. A história é antiga, mas não há desenvolvimento real se não olharmos para as causas indígenas. O Chile conseguiu alcançar bons níveis de desenvolvimento econômico, faz parte da OCDE, mas isso não faz nenhuma diferença para a população se não há distribuição de renda e desenvolvimento social. Chile, o país modelo que agora colhe os frutos da política liberal e de estado mínimo. O Brasil deveria olhar bem para o país vizinho e ver que, uma política econômica como a de Paulo Guedes só é vantajosa para quem é realmente muito rico. >> 0h11min27seg Pauta Principal Créditos:V

  • AntiCast 442 – Centrão rachado, quem senta na cadeira de Maia e o CoronaSimba

    AntiCast 442 – Centrão rachado, quem senta na cadeira de Maia e o CoronaSimba

    06/08/2020 Duración: 01h47min

    Neste programa, Giselle Camargo, Beatriz Falcão, Marcos Marinho e George Marques conversam sobre o blocão (alô Eduardo Cunha) e o centrão. DEM e MDB abandonaram o barco, não querem ser vistos como governistas. E agora, Bolsonaro? Vai apostar no Arthur Lira, do PP, o cara que prometeu vitória mas levou o governo a uma derrota vergonhosa (499 X 7) na Câmara sobre o Fundeb? O governo precisa abençoar um nome para concorrer a vaga que vai ser deixada por Maia, no começo do ano que vem. Mas será que vai mesmo? Davi Alcolumbre tá querendo se manter no poder no Senado e Maia pode se beneficiar. E claro que a gente comentou sobre o Simba da Cloroquina, nossa presidente. >> 0h00min20seg Pauta Principal LinksMarinho YouTuber https://www.youtube.com/marcosmarinhomktCréditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (http://twitter.com/gicamargo)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 441 – Reforma Tributária

    AntiCast 441 – Reforma Tributária

    30/07/2020 Duración: 01h31min

    Neste programa, Giselle Camargo entrevista a economista e professora Débora Freire. O Brasil precisa de um reforma tributária? Por quê? Como seria uma reforma ideal? A proposta fracionada em partes de Guedes faz algum sentido? O que sabemos dela? Guedes está decepcionando os liberais que votaram em Bolsonaro por causa do “Posto Ipiranga”? Por que ainda não taxamos grandes fortunas? >> 0h15min03seg Pauta PrincipalCréditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (http://twitter.com/gicamargo)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 440 – Saneamento Básico

    AntiCast 440 – Saneamento Básico

    16/07/2020 Duración: 01h34min

    Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Luiz Roberto Santos Moraes, engenheiro, professor e pesquisador sobre a questão de saneamento básico no Brasil desde a década de 70. Quais são os principais desafios históricos para a questão da universalização de saneamento básico no Brasil? Por que a privatização não o melhor caminho? Quais as realidades que um país como o Brasil enfrenta nessa questão? >> 0h17min50seg Pauta principalCréditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (http://twitter.com/gicamargo)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 439 – Eleições 2020: O que mudou?

    AntiCast 439 – Eleições 2020: O que mudou?

    09/07/2020 Duración: 01h28min

    Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista a presidenta do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Carol Clève. Como que foi realizada a mudança da data das eleições municipais desde ano? Quais os riscos constitucionais que esse processo envolvia? Por que não ocorreu antes? Que consequências isso poderia trazer às eleições como um todo? >> 0h19min09seg Pauta principal LinksInstagram Carol Clève https://www.instagram.com/carolcleve/Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE) https://www.iprade.com.br/portal/Instagram IPRADE https://www.instagram.com/ipradeoficial/Créditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (http://twitter.com/gicamargo)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 438 – O advogado de Flávio Bolsonaro fazia parte de uma Seita Satânica?

    AntiCast 438 – O advogado de Flávio Bolsonaro fazia parte de uma Seita Satânica?

    25/06/2020 Duración: 01h45min

    Na manhã do dia 25 de Junho de 2020, quinta-feira, Fabrício Queiroz foi preso. Ele encontrava-se escondido na chácara de Frederick Wassef, advogado de Flávio Bolsonaro, Atibaia-SP. Poucas horas depois, começaram a surgir nas redes sociais recortes de jornais antigos, datados de 1992, citando Wassef como tendo sido membro de uma “seita satânica” que estaria envolvida em casos de desaparecimento e morte de crianças em Guaratuba, no litoral do Paraná. Esse evento estava relacionado ao Caso Evandro, história que Ivan Mizanzuk produz na quarta temporada do podcast Projeto Humanos.Por isso, neste episódio, Ivan Mizanzuk é entrevistado por Andrei Fernandes (Mundo Freak) para explicar exatamente qual a relação de Wassef com o caso Evandro. Ele fazia realmente parte de alguma “seita satânica” ou isso foi tudo delírio coletivo? Ele chegou a ser acusado de alguma coisa? Foi de fato preso? O Lineamento Universal Superior (LUS) era realmente uma seita? Spoiler de tudo: 90% do que circulou e foi dito por aí é mentira. O re

  • AntiCast 437 – Vidas Negras na Rua

    AntiCast 437 – Vidas Negras na Rua

    11/06/2020 Duración: 01h47min

    Hoje o AntiCast está ocupado. Neste programa Luiza Braga convida Andreza Delgado e Jota Marques para falar sobre o que levou o Brasil as ruas nas duas ultimas semanas. Para além de George Floyd questões pontuais do nosso território levaram várias cidades as ruas. Além da constante afirmação de que Vidas Negras Importam a luta pela democracia e antifascismo também foi abraçado como pauta pelas ruas. Como foram organizados esses atos? Há sobreposição de pautas? Ir ou não ir as ruas é uma dicotomia? Qual o nosso horizonte no meio de tanta dor?>> 0h18min32seg Pauta principalLinksOuçam o Lado (B)lack http://ladoblack.com.br/Créditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/) e Luiza Braga (https://twitter.com/CumadiBraga)Pauta, pesquisa e Arte da Capa: Luiza Braga (https://twitter.com/CumadiBraga)

  • AntiCast 436 – Polícia Federal, STF e Fake News

    AntiCast 436 – Polícia Federal, STF e Fake News

    04/06/2020 Duración: 02h10min

    Neste programa, Ivan Mizanzuk, Giselle Camargo, Beatriz Falcão, Guilherme Madeira e George Marques conversam sobre todas as tretas que aconteceram em Brasília nas últimas semanas. O vídeo da reunião ministerial era de fato comprometedor? Bolsonaro demonstrou interesse em interferir na Polícia Federal? O presidente saiu mais fortalecido depois dele ou não? E o inquérito das Fake News – ele é legal? O que se está investigando exatamente? O que nos diz? Ele pode levar a uma cassação da chapa Bolsonaro/Mourão? >> 0h06min04seg Pauta PrincipalLinks:Responda a pesquisa da Half Deaf https://docs.google.com/forms/d/1CFsLjoDpRmMgEsCaEqtUjf3sP1ugoAh2F7cnq0zxjuE/viewform?edit_requested=trueOuçam o Lado Black https://www.ladoblack.com.brCréditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (http://twitter.com/gicamargo)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 435 – Trabalho Escravo Contemporâneo (com Leonardo Sakamoto)

    AntiCast 435 – Trabalho Escravo Contemporâneo (com Leonardo Sakamoto)

    28/05/2020 Duración: 01h25min

    Neste programa, Ivan Mizanzuk conversa com Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil) sobre a questão do trabalho escravo no Brasil. O que ele é exatamente? Qual é o perfil do trabalhador escravizado no século XXI? Como é que o Brasil se tornou referência mundial no seu combate? No meio dessa crise econômica e de saúde, existe alguma chance de mais trabalhadores serem escravizados? >> 0h17min09seg Pauta PrincipalLinksONG Repórter Brasil https://reporterbrasil.org.brLivro “Escravidão Contemporânea” (Editora Contexto) https://www.editoracontexto.com.br/escravidao-contemporaneaCréditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (http://twitter.com/gicamargo)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 434 – Defendam o SUS (com Alexandre Padilha)

    AntiCast 434 – Defendam o SUS (com Alexandre Padilha)

    13/05/2020 Duración: 01h18min

    Neste programa, Ivan Mizanzuk entrevista Alexandre Padilha, atual deputado federal pelo PT de São Paulo e ex-Ministro de Saúde do governo Dilma Roussef. Qual o efeito que trocas de ministros têm no planejamento e trabalhos do Ministério da Saúde, especialmente no meio de uma uma pandemia? Quais os desmontes que o SUS vem sofrendo nos últimos anos? Existe algum outro projeto de saúde pública e universal comparável a ele no mundo? O que se espera da denúncia que foi feita contra Bolsonaro na ONU e OMS? >> 0h21min35seg Pauta Principal Créditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (http://twitter.com/gicamargo)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 433 – Indígenas x Coronavírus (com Sonia Guajajara)

    AntiCast 433 – Indígenas x Coronavírus (com Sonia Guajajara)

    07/05/2020 Duración: 01h16min

    Neste programa, Ivan Mizanzuk conversa com Sonia Guajajara sobre o impacto do novo Coronavírus nas comunidades indígenas brasileiras. Onde elas estão localizadas? Que tipos de assistência elas necessitam do estado? Estão recebendo? Quantos já morreram de Covid-19? Como saber de suas histórias? >> 0h20min07seg Pauta principalLinksAPIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil http://apib.infoVakinha da APIB https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-os-povos-indigenasMídia Índia https://www.facebook.com/VozDosPovos/Assembléia Nacional de Resistência Indígena https://www.facebook.com/444653145879026/posts/1181537252190608/Instagram Sonia Guajajara https://www.instagram.com/guajajarasonia/CréditosVinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (http://twitter.com/gicamargo)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 432 – Moro x Bolsonaro

    AntiCast 432 – Moro x Bolsonaro

    30/04/2020 Duración: 02h06s

    Neste programa, Ivan Mizanzuk, Giselle Camargo, George Marques, Beatriz Falcão e Marcos Marinho analisam os últimos atritos e trocas de acusações entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da justiça Sérgio Moro. O ex-juiz da Lava-Jato sairá como candidato em 2022? Em qual partido ele entraria? A base bolsonarista rachou? A possibilidade de impeachment aumentou ou ainda é pouco provável? A crise política atingiu seu ápice ou o Coronavírus pode ainda piorar tudo? LinksSite Marcos Marinho https://www.mmarinhomkt.com.brTwitter Marcos Marinho http://twitter.com/mmarinhomktTwitter George Marques http://twitter.com/georgmarquesCréditos:Vinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)Pauta e pesquisa: Giselle Camargo (http://twitter.com/gicamargo)Arte de Capa: Luiza Braga (https://www.behance.net/luhbraga)

  • AntiCast 431 – Fechados Pela Vida

    AntiCast 431 – Fechados Pela Vida

    23/04/2020 Duración: 01h42min

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento social e os testes em massa são, até o momento, a única forma de se conter a pandemia do Covid-19. No Brasil, os testes em massa não estão acontecendo. Somos o país que menos testa na América Latina. Já que estamos andando no escuro, a única coisa que resta é o isolamento social, especialmente quando vemos estados com seus sistemas de saúde já entrando em colapso. Para isolar-se socialmente, é necessário que o comércio de serviços não-essenciais feche, que menos pessoas circulem nas ruas, que aglomerações sejam evitadas e que governantes ajudem trabalhadores, pequenos e médios empresários a sobreviver. Só que os governantes não estão ajudando. Por pressão de empresários, o afrouxamento e liberação total das atividades comerciais está cada vez mais próximo. E sequer começamos a ver o pior da pandemia ainda. Mas nem todos os empresários estão pensando igual. Em Curitiba, um grupo de comerciantes decidiu se mobilizar contra a flexibilização da quar

  • AntiCast 430 – E o BBB (de novo), hein?

    AntiCast 430 – E o BBB (de novo), hein?

    16/04/2020 Duración: 02h51min

    Neste programa, Ivan Mizanzuk, Roberta Trancoso, Virginia (Mulher Tamarindo), Luiza Braga e Paula Fehper (Lado (B)lack) conversam novamente sobre BBB, que já está na sua reta final. Como que a comunidade hippie das “fadas sensatas decaiu tanto? O que foi decisivo na eliminação dos outros participantes? O Prior sair foi bom pro Babu? O Babu é o favorito? Quem ganha? LinksO perfil que fez a thread sobre a Gabi Martins foi deletada, mas tem essa matéria falando sobre ela https://rollingstonecountry.uol.com.br/noticias/sertanejo/thread-curiosa-compara-gabi-martins-do-bbb20-com-protagonista-do-garota-exemplar-entenda.phtmlVídeo do Peixinho na brasa com Kaiser https://twitter.com/noiascoisadas/status/1248995909066805249Babu e Manu / Monstros S.A. – https://twitter.com/lima_glorinha/status/1249998883620622336?s=20CréditosVinheta de Abertura: Felipe Ayres (http://felipeayres.com/)Edição: Henrique Machado (https://www.instagram.com/hredsm/)

página 1 de 17