Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

  • Autor: Vários
  • Narrador: Vários
  • Editor: Podcast
  • Duración: 3:20:34
  • Mas informaciones

Informações:

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • Como o aumento do emprego nos EUA impacta o Brasil

    04/10/2024 Duración: 08min

    Míriam Leitão explica que a criação de 254 mil empregos em setembro nos Estados Unidos superou expectativas e pode afetar o Brasil, uma vez que o Federal Reserve pode desacelerar a redução da taxa de juros. Isso influenciaria o Brasil, que está em um ciclo de alta de juros, pois a queda do dólar ajudaria a conter a inflação. Comentarista também fala sobre o último debate eleitoral antes da votação no domingo.

  • Amazônia: ‘a gente está destruindo floresta para plantar capim e fazer pasto’

    04/10/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão faz a análise de uma reportagem com dados sobre o desmatamento da Amazônia. Estudo do MapBiomas mostra toda medição de desmatamento feita de forma eficiente de 1995 a 2023. Deu número aquilo que sempre se falou: ‘90% de todo o verde tirado da Amazônia em 39 anos foi transformado em pasto’.

  • Roberto Campos Neto diz que há exagero na taxa de juros real de longo prazo

    03/10/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão analisa fala do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que afirmou que há exagero na taxa de juros real de longo prazo. "É curioso o Campos Neto dizer isso, porque o ministro da Fazenda dizer isso, é isso mesmo, porque ele vê da perspectiva dele, da janela dele, o que ele está fazendo para tentar equilibrar as contas públicas. Mas o presidente do Banco Central, que está saindo, nem se esperava que ele falasse isso."

  • Indígenas do Vale do Javari atingidos pela seca pedem socorro

    03/10/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão comenta a situação alarmante que os indígenas passam na região. 'Eles estão isolados, precisando de ajuda do governo, com dificuldades inclusive com o atendimento médico e alimentos, remédios'. Ouça o comentário completo.

  • Haddad mandou recados 'para dentro e para fora' ao comemorar aumento da nota de crédito no Brasil

    02/10/2024 Duración: 05min

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou a elevação da nota de crédito do Brasil. Segundo Míriam Leitão, o ministro mandou recados 'para dentro e para fora'.

  • Agência de risco tem tom diferente do mercado financeiro sobre a economia do Brasil

    02/10/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta a decisão da Mudes de elevar a classificação do Brasil de BA2 para BA1, mantendo uma perspectiva positiva para a economia brasileira. 'O que houve com essa decisão da Mudes foi deixar muita gente no mercado financeiro falando sozinho. Porque o mercado financeiro tem aumentado o tom das preocupações das questões fiscais do Brasil'.

  • ANS propõe reajuste nos planos de saúde: 'um caso de regulação errada'

    01/10/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão discute as recentes propostas da ANS sobre reajustes nos planos de saúde. Ela critica a medida, argumentando que os planos de saúde já são caros. Ouça e saiba mais.

  • Funcionamento das usinas hidrelétricas e a mudança climática

    01/10/2024 Duración: 06min

    Agência Nacional de Águas, declarou crítica à situação do rio Xingu, um rio que abastece a usina de Belo Monte. Míriam Leitão comenta o assunto e lembra a previsão de que o regime hídrico da região vai mudar muito por causa da mudança climática.'Você pode fazer uma usina muito grande que não vai produzir energia por falta de água'.

  • 'Brasil sempre teve restrição ao jogo e não pode abrir de repente, sem nenhuma regulamentação'

    30/09/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão repercute entrevista de Fernando Haddad no Jornal da CBN. Ele discutiu os desafios das apostas online no Brasil: 'alerta do ministro é muito importante'. Ouça.

  • Crise climática é o assunto do resto das nossas vidas

    30/09/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão comenta a notícia de que eventos climáticos podem tirar mais de 12% do PIB da América Latina até 2050. 'Por isso que eu falo tanto de questões ambientais e climáticas, porque isso é economia'.

  • Aumento da produtividade é 'remédio' para mercado de trabalho aquecido não se tornar inflação

    27/09/2024 Duración: 07min

    A taxa de desemprego caiu para 6,6% no trimestre de junho a agosto de 2024. Para Míriam Leitão, a notícia é boa. 'Mas, por outro lado, é preciso, e aí tem um remédio, evitar que uma notícia boa vire uma notícia ruim. Ou seja, um mercado de trabalho aquecido vire inflação no futuro e, portanto, taxa de juros. É aumento da produtividade', afirma.

  • 'Economia não está bombando, a gente já cresceu muito mais no passado, mas esse é o melhor momento em 10 anos'

    27/09/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão fala sobre o aumento da economia brasileira e o impacto na eleição municipal.

  • Há duas formas de olhar dados sobre inflação divulgados pelo Banco Central

    26/09/2024 Duración: 08min

    Míriam Leitão repercute dados divulgados nesta quinta-feira (26) no relatório trimestral de inflação do Banco Central. A estimativa oficial em 2024 medida pelo IPCA passou para de 4% 4,3%. 'Tem duas formas de olhar essa sequência de números. Um deles é a inflação está longe da meta e vai permanecer até o começo de 2026. Essa é a forma negativa'.

  • 'É bom que o presidente vá até as agências e explique o compromisso dele com contas públicas sob controle'

    26/09/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão comenta a declaração do presidente Lula sobre as agências de classificação de risco. Ele disse que as agências não precisam ouvir apenas a Faria Lima.

  • Desaceleração do IPCA em setembro surpreende mercados

    25/09/2024 Duración: 05min

    Míriam Leitão analisa ata do Banco Central sobre inflação, que revelou índice IPCA de 0,13% em setembro. Ela alerta que fatores como seca, queimadas e o choque de energia podem elevar os índices nos próximos meses. Ouça.

  • Brasil sempre teve boas ideias para transformar o debate de mudança climática em coisas concretas

    25/09/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão faz seu comentário a partir da declaração de Haddad. O ministro disse que europeus estão dispostos a contribuir em fundo bilionário para preservar florestas. Ela fala dos vários mecanismos que o país possui para reduzir o desmatamento

  • Ata do Copom ficou 'mais amarrada' com decisão de não dar indicação futura

    24/09/2024 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala sobre a ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central, divulgada nesta terça-feira (24). A comentarista explica que, neste ciclo, os membros optaram pelo início gradual da inflação até chegar ao centro da meta. 'Então, ficou uma coisa bem mais amarrada. Não só não deram [a indicação], mas tem a afirmação de que eles tomaram a decisão de não dar indicação futura', afirma.

  • A Petrobras precisa ter um projeto para além do petróleo

    24/09/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta a declaração do presidente da Petrobras, que defendeu a exploração na Margem Equatorial da Amazônia.

  • Ministério da Fazenda detalha bloqueio nas contas públicas e reage a críticas

    23/09/2024 Duración: 05min

    Ao detalhar o novo bloqueio feito nas contas públicas neste ano, a equipe econômica rebateu críticas do mercado, falou em irracionalidade nos ataques e disse que não faz contabilidade criativa ou mesmo artifício pra cumprir a meta. 'O que aconteceu hoje foi não só o detalhamento técnico, mas também uma reação do Ministério da Fazenda a essas críticas', explica Míriam Leitão.

  • Lula faz discurso forte na ONU antes de Assembleia-Geral

    23/09/2024 Duración: 06min

    Míriam Leitão comenta o primeiro discurso de Lula na ONU nesta semana, na Cúpula para o Futuro. O presidente afirmou que falta dinheiro para o meio ambiente e que países caminham para 'fracasso coletivo'. A ONU firmou o 'Pacto para o Futuro', com 56 medidas para enfrentar desafios da atualidade. Nesta terça-feira, Lula fará o discurso na Assembleia-Geral.

página 1 de 2