Sinopsis
Este Memórias e Ficções marca uma nova etapa da atuação literária do jornalista, poeta, cronista e historiadorJosé Nunes, que se lerá com interesse por se tratar do testemunho e de suas impressões sobre literatura, artes e a vida cultural do País e, também, da Paraíba, onde reside o autor. Outros temas também são abordados, numa linguagem que eleva a qualidade da escrita ao status da arte.
No decorrer de quatro décadas de atuação na Imprensa testemunhou e guardou fatos acerca do que participava, escutava e observava, muitas vezes sendo protagonista, aqui reunidos, como merecedores de considerações, resultando num repositório de pequenos comentários, perfis e estudos que ajudam na compreensão das transformações culturais e sociais.
Esses textos trazem a marca pessoal de um cronista consagrado em seu Estado que se destaca pelo modo de abordagem dos temas, num estilo refinado e de concisão das palavras, rico em lirismo.
Escritor apegado à paisagem rural, José Nunes pratica literatura densa, captando os dramas do homem, que os descreve de forma emocionante, incorporando ao texto a linguagem da terra.
Quando apresenta a paisagem de sua terra, o faz numa abordagem que toca a alma porque fala da vivência e os enigmas humanos.
Também aborda a vida diária familiar e profissional, o relacionamento entre as pessoas e os livros. Escreve com saudade sem se afastar de sua terra.
Memória e Ficções é um livro que ajuda a conhecer um pedaço do deste País.
Neste livro, escrito em forma de diário, sem a sequência de datas, ele usou uma urupema para selecionar os textos, por sinal, bem elaborados, escritos com clareza e fluência, para falar de sua vida e dos amigos, das leituras, da família, das emoções que mereciam registro num esforço para ser exato.